Aprenda como não procrastinar nos estudos ou qualquer área da sua vida.

Atualizado: 19 de abr. de 2021

1. Você sente o impulso de arrumar o seu quarto antes de começar um trabalho;

2. Você sente fome justamente na hora de estudar;

3. Você demora muitos dias para decidir um tópico de estudo;

4. Você carrega os seus livros para todos os lugares, mas nunca os abre para estudar;

5. Você fica com raiva se alguém te pergunta se já começou a estudar para aquela prova.


6.Tem dificuldade de focar os estudos?


7.Fica inventando desculpas para não voltar aos livros e qualquer ruído parece mais interessante que sua atividade?


8.Costuma deixar tarefas para entregar na última hora?


9.Demora o máximo possível para começar aquele trabalho difícil ou mesmo aguarda até que alguém cobre a sua participação para tomar uma atitude?

Se reconheceu em algum desses comportamentos? Se a resposta foi sim, não se desespere! Quando perceber que procrastinou, não se odeie. Perdoe-se. Aceite e bola pra frente. Não carregar essa culpa vai ajudá-lo a se tornar mais produtivo.


A procrastinação é o ato de retardar o cumprimento de uma atividade e, geralmente, quem age dessa maneira encontra grandes problemas no desenvolvimento de projetos, especialmente os de longa duração.


A preguiça e a falta de tempo são as principais causas desse fenômeno. Ou seja, procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. “Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer.


Esse fenômeno é o resultado do medo de fracassar, escondido como uma espécie de indiferença na realização das tarefas, causando muito estresse aos envolvidos.


O que é não procrastinar?

Não procrastinar é cumprir uma tarefa, compromisso, atividades de forma geral, sem atrasar ou postergar.

Por que a procrastinação acontece?

Embora pareça um mal da vida moderna, procrastinar é uma realidade desde as civilizações antigas. O poeta grego Hesíodo, por exemplo, escreveu, por volta de 800 a.C., “deixar seu trabalho até amanhã e no dia seguinte”.

De forma geral, o cérebro humano “se rende” à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente.

Pode ser algo consciente ou feito inconscientemente. Em ambos os casos, inclui uma decisão de “empurrar” a atividade. Isso ocorre principalmente quando a atividade em questão aciona sentimentos negativos como insegurança ou tédio.

O que é procrastinação ativa?

Procrastinação ativa é postergar ou atrasar o cumprimento de uma atividade em detrimento de outra, mais urgente ou importante.

1) Tenha uma agenda ou algum caderninho que você pode usar para anotar suas tarefas e faça planos específicos, com data e hora (sim, bem específico).


Só fazer a lista não adianta. Quando você coloca um prazo certo, sua produtividade aumenta. Afinal, existe um direcionamento e você pode se comprometer mais diretamente. Aproveite para colocar no papel o passo a passo do que você precisa fazer.


2) Dividir as tarefas em períodos de tempo menores.


Se você fizer suas tarefas em pequenos períodos de tempo, você vai ver que ela nem era tão ruim assim e que você já poderia tê-la resolvido há muito mais tempo.

3) Elimine as distrações convidativas:


Como parar de procrastinar depende de, muitas vezes, planejamento. Por isso, tente cuidar do seu ambiente físico e mental para minimizar o número de situações críticas. Desligue as notificações eletrônicas, se acha que vão te distrair em algum momento, por exemplo.

4)Não fique muito confortável:


Quando se está em casa com a cama ou o computador à disposição, realmente fica difícil não procrastinar. Então, por que não mudar seu ambiente de estudos? Use a biblioteca da sua escola ou faculdade, vá a um café ou escolha outro local que não tenha tantas tentações, mas que ainda te ofereça as condições necessárias para você focar nas suas tarefas.

5) Recompensar-se por fazer coisas que você não quer pode ser um motivador poderoso:


Não coma o chocolate antes da tarefa. Diga que vai dá-lo de presente a si mesmo depois que terminar o que está fazendo. Valem como “presentes”: 5 minutinhos de pausa nos estudos para rolar o feed do Facebook ou dar aquela checada no WhatsApp, uma ida ao cinema depois de terminar os estudos do dia ou até uma soneca à tarde se você conseguir adiantar a lição de casa.

6. Encontre alguém que te incentive- Conte o que você precisa fazer para um amigo ou para a sua família. Isso vai fazer com que você se cobre mais, afinal de contas, você se comprometeu e tem alguém sabendo disso.

7. Dê uma recompensa a si mesmo

Determinar uma recompensa para si mesmo pode ser uma estratégia interessante para evitar a procrastinação.

8. Pense no seu bem-estar após concluir uma tarefa

É impagável a sensação de missão cumprida ao finalizar uma atividade. Uma dica para vencer a procrastinação é pensar no bem-estar que você vai desfrutar ao ver que seu trabalho está concluído e dentro do prazo estipulado.

9. Pense no futuro para evitar uma correria

Quando bater aquela vontade de deixar as coisas para depois, pense no futuro e como será corrido (e sofrido) fazer um trabalho durante a madrugada para entregar nas primeiras horas da manhã, por exemplo.

10. Mude de ambiente para ‘enganar’ a rotina

Algo simples e que tem chances de funcionar muito bem: mudar o ambiente de estudo pode dar mais ânimo para executar as tarefas. Trocar a mesa de lugar ou estudar na cozinha são alguns exemplos simples e que trazem resultados incríveis.

11. Não seja seu maior inimigo

Muitas vezes você já está desanimado antes mesmo de tentar. Diz que não conseguirá um bom resultado, que algo é muito difícil de ser feito, etc. Pare de fazer isso. Quanto mais você disser esse tipo de coisa, mais complicado será conquistar um bom resultado. Pense positivo, aja de um jeito positivo.

12. Pense nos imprevistos

Antes de iniciar o estudo, reflita sobre quais os possíveis imprevistos que você terá ao longo da execução do projeto. Assim, seu cérebro já estará condicionado a possíveis problemas e saberá melhor como lidar com eles.

13. Aprenda a perdoar seus erros

A procrastinação é um fenômeno diretamente ligado ao psicológico do ser humano e, para ser combatida, as pessoas precisam aprender a perdoar os erros que vão cometer ao longo do desenvolvimento do projeto. Entenda que algumas atitudes erradas não têm solução, mas você precisa aceitar que acontecem para melhorar seu desempenho no futuro.

Tipos de Procrastinadores:


1. Inevitáveis

Quando o cronograma de uma pessoa está sobrecarregado ou uma crise relacionada a uma obrigação a tira dos eixos em questão de produtividade.

2. De adrenalina

Quando uma pessoa atrasa uma tarefa porque gosta da pressão de fazer no último minuto.

3. Hedonísticos

Quando uma pessoa escolhe fazer algo instantaneamente gratificante e prazeroso ao invés da tarefa que precisa cumprir.

4. Devido a problemas psicológicos

Como o luto ou outro estado de humor ou estado mental, seja crônico ou agudo.

5. Propositais

Quando uma pessoa precisa fazer uma coisa antes de cumprir a tarefa.

6. Irracionais

Que são inexplicáveis ​​para o procrastinador e muitas vezes alimentados pelo medo e pela ansiedade.


Com foco no método Pomodoro, alguns exemplos de apps:



Meu Pomodoro (iOS e Android)

Flat Tomato (iOS)

Cuckoo (iOS e Android)

Focus Timer Reborn (Android)


Outros, para bloquear distrações:

Freedom (iOS)

AppBlobk (Android)

SimplyNoise (iOS e Android)


Para organizar e acompanhar tarefas:

Todoist (iOS e Android)

Priority Matrix Manager (iOS e Android)

Evernote (iOS e Android)

Livros que te ensinam como parar de procrastinar



Para ir ainda mais a fundo no tema, selecionamos alguns títulos sobre procrastinação:

“Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação”, de Steve Allen


O autor apresenta um método prático de como parar de procrastinar e de mudar qualquer hábito que seja prejudicial à sua rotina.

“A equação de deixar para depois”, de Piers Steel



Piers Steel usa uma mistura de psicologia, pesquisa, biologia e ferramentas de auto-ajuda. Seu método testado e comprovado de como parar de procrastinar ajuda seus leitores a identificar e compreender hábitos autodestrutivos e, enfim, levar uma vida mais produtiva.


“Trabalho focado: como ter sucesso em um mundo distraído”, de Cal Newport


O objetivo de “Trabalho focado: como ter sucesso em um mundo distraído” é ensinar ao leitor como dominar a arte do “Trabalho Profundo” para se concentrar, acabando com a procrastinação, e alcançando ótimos resultados em relação à sua produtividade.


“A arte de fazer acontecer”, de David Allen




Esse livro de David Allen não é estritamente sobre como parar de procrastinar, mas sim sobre produtividade de forma geral. Trata, principalmente, sobre sistematizar a vida e realizar o máximo possível a partir do esforço.

A técnica Pomodoro pode ser uma boa estratégia de produtividade e gerenciamento de tempo que ajuda a evitar a procrastinação. Se você ainda não conhece, saiba que é uma abordagem na qual o trabalho é dividido em períodos de 25 minutos de atenção total, com 5 minutos de intervalo. Pelo método, as pausas frequentes beneficiam a agilidade mental.


E aí, gostou dos truques sobre como evitar a procrastinação? Aproveite para ajudar seus amigos também! Para isso, é só compartilhar o conteúdo com eles nas suas redes sociais, e não se esqueça de deixar seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você!


#procrastinar

#procrastinação

#métodopomodoro

#estudarbem

#métododeestudo

#dicasdelivros

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo