Conversa com representante da sociedade civil-sociologo e administrador de empresas

Atualizado: 30 de ago. de 2021


Olá, tudo bem com vocês? Seguindo com o nosso projeto de entrevista e conversa com profissionais que fazem parte do nosso cotidiano profissional para contar um pouco de suas experiências. Neste post, vamos abrir espaço para o administrador de empresas, sociólogo e mestrando de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará , Pablo de Albuquerque Robles.

Vamos a conversa:


Mapas Mentais Social1. Me descreva como se iniciou sua atividade profissional até chegar a presidente do Instituto Sinergia Social?

Pablo- Atualmente, estou licenciado do Instituto Sinergia Social, onde estou como Diretor de Captação de Recursos, mas fui Presidente até 2019. Fundei o Instituto há mais de 10 anos, com o objetivo de fortalecer, qualificar e potencializar os resultados de outras causas e organizações da sociedade civil, através de assessorias, formações e mobilizações.


Minhas primeiras atividades profissionais no campo social se deram como estagiário, para finalizar os créditos de meu antigo curso técnico em Informática Industrial pelo atual IFCE e depois como estudante de Administração de Empresas da UECE. Me identifiquei bastante com o universo social e durante essa minha primeira graduação fundei o NEPTS – Núcleo de Estudos e Projetos do Terceiro Setor, vinculando a esta universidade.


Após me formar, idealizei o Sinergia Social e há 3 anos comecei a estruturar o Causas do Bem, um negócio de impacto social formalizado no início do ano e que busca promover, profissionalizar e disseminar a cultura de doação inicialmente no âmbito do Ceará, atuando como uma plataforma que une apoiadores com causas sociais organizadas.


Meu interesse por essa temática foi ampliado quando ingressei no mestrado em Sociologia da UFC, visando pesquisar o financiamento coletivo de campanhas voltadas para causas sociais.


Mapas Mentais Social2. Quais são suas atividades profissionais cotidianas?


Pablo- Hoje em dia, minhas principais atividades através do Causas do Bem são: sensibilizar e orientar nossos voluntários e colaboradores; assessorar, treinar e acompanhar as instituições parceiras; planejar e desenvolver campanhas de mobilização de doações; apoiar e promover relacionamentos e a captação direta de doações para as instituições; identificar e construir novas parcerias que ampliem a abrangência e impacto da plataforma.


Mapas Mentais Social3. Qual a importância da atuação do sociólogo na gestão das Políticas de proteção social?


Pablo- Não tive ainda a oportunidade de atuar diretamente na gestão de políticas sociais como sociólogo, porém, acumulei ampla experiência como gestor, consultor e empreendedor social com diversas organizações, públicos e projetos sociais.


Acredito que o trabalho do sociólogo nessa seara contribui para: diagnosticar, pesquisar, sistematizar e analisar as questões comunitárias, culturais e metodológicas que interferem no desenvolvimento e execução dessas políticas; subsidiar e assessorar o planejamento integrado, participativo e qualificado de tais programas; e atuar tecnicamente em processos de avaliação e monitoramento dos resultados, impactos e parcerias sociais.


Mapas Mentais Social4. Qual (ais) a(s) sua(s) maior(res) dificuldade, ou dificuldades no seu cotidiano profissional? É possível supera-las?


Pablo- As três principais dificuldades profissionais que encontro são: conseguir investimentos e patrocínios que possam acelerar a estruturação e expansão do Causas do Bem; desenvolver um sistema eficaz de operações que estimule a colaboração coletiva de mais membros; e ampliar nossa capacidade técnica de relacionamento e fidelização de apoiadores.


Com a busca constante de conhecimento e intercâmbio especializados, o investimento sistemático em processos de consultoria, mentoria e monitoramento; e o foco assertivo na diversificação inteligente de receitas, é possível sim minimizar os obstáculos acima!


Mapas Mentais Social5. Que dica que você daria para o(a) sociólogo ou administrador (a) que está no início de sua atuação na gerencia de uma entidade socioassistencial?


Pablo- As duas principais dicas que gostaria de deixar são: (1) descubra as causas e temáticas que mobilizam seu coração e alimentam sua paixão social; (2) desenvolva as competências centrais que permitirão transformar sua vocação em diferencial socioprofissional.



O Instituto Sinergia Social possui uma página no facebook, segue o link abaixo:

https://pt-br.facebook.com/InstitutoSinergiaSocial

Visite http://www.causasdobem.com

Espero que tenham gostado!



gif

#sociedadecivil #ong #entidade #sociologo

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo