O que é Serviço Especializado em Abordagem Social?


O Serviço Espacializado em Abordagem Social -SEAS é um serviço ofertado de forma continuada composta por equipes de educadores sociais e técnicos sejam ele do Centro Pop ou CREAS que realiza busca ativa nos territórios identificando a ocorrência de violação de direitos nas ruas, parques, semáforos, praias, mercados e feiras, locais que tenham grande aglomeração.


As equipes identificam a demanda e comunica a equipe do Centro Pop e/ou PAEFi- CREAS no qual realiza o acompanhamento familiar através do equipamento no qual é veiculado. É importante ressaltar que a equipe de abordagem do centro pop realiza a identificação de demandas das pessoas em situação de rua que incluem ações de educação e orientação dos serviços socioassistenciais. As demandas de pessoas em situação de violações de direitos que não possuem vivência de rua são identificados e acompanhados pela equipe de educadores sociais e técnicos do CREAS de seu território.


Quanto aos casos de violações de direitos posso ressaltar os casos de trabalho infantil ( lembrando que mendicância e exploração sexual de crianças e adolescentes também são trabalho infantil), abandono de idosos, pessoas que utilizam a rua para o uso de drogas.


É importante frisar que em casos de violação de direitos de crianças e adolescente é preciso um acompanhamento e identificação também do Conselho Tutelar.


Baixe seu Mapa Mental sobre esse Serviço , gratuitamente.


abordagem de rua2
.pdf
Download PDF • 277KB

Bons estudos!




#assistenciasocial

#serviçodeabordagemderua

#centropop

#creas

#educadorsocial



173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo