Socorro! Qual melhor curso? EAD ou Presencial?


Qual melhor curso? EAD ou Presencial?


Quando eu fiz minha graduação em serviço social na minha cidade somente ofertava na forma presencial. Foram 05 anos de curso com a exigência do TCC no final. Quando eu terminei o curso, coloquei na cabeça que teria que ser EAD (Ensino a Distância). Então fiz minhas 2 especializações em EAD.

Mas a escolha do tipo de curso, depende da sua disciplina.

Listei os pós e contras das duas modalidades:


Disciplina:


Método presencial geralmente o aluno tem que ter 70% de presença o que significa que não pode faltar muito.

Enquanto um curso presencial exige presença sempre no mesmo horário, um curso EAD dá ao aluno a autonomia para fazer seus próprios horários. O que coloca à prova seu comprometimento com a própria aprendizagem.

O aluno não pode deixar para depois um conteúdo que é repassado semanalmente, por exemplo, a acumulação prejudica muito o curso. Há vários fatores que fazem o aluno protelar a disciplina.

A modalidade EAD faz com que os candidatos desenvolvam características que são muito necessárias no mercado de trabalho atualmente, entre elas, independência, organização, iniciativa, gestão de tempo e foco.


Isso acontece porque no EaD é preciso que o aluno seja totalmente responsável pelo seu desempenho, já que, na maioria do tempo, não terá o acompanhamento direto de professores e colegas de classe.

Flexibilidade:

Se o aluno tem uma rotina regrada, sempre com os mesmos horários e sobra tempo ao longo do dia. Se sua resposta foi sim para todas essas questões, então o curso presencial é uma excelente opção.


Uma grande diferença entre EAD e presencial é que o primeiro permite flexibilidade de horário. Dessa forma você pode assistir as suas aulas quando quiser, eu assistia deitada na cama.


Para as pessoas que mantém uma longa jornada de trabalho ou que vivem viajando por causa dos compromissos com a empresa, a flexibilidade pode ser o tópico principal na hora de decidir entre um curso presencial ou EAD.

Para conseguir acompanhar uma faculdade EAD o estudante precisa ser organizado e disciplinado. Deve ter responsabilidade para cumprir os prazos e ter tempo disponível para estudar.


O conteúdo programático de uma faculdade EAD é bem parecido com o currículo do mesmo curso na modalidade presencial.

Preço:

Geralmente os cursos EAD são mais baratos que o presencial, devido as despesas a mais que o presencial tem com a infraestrutura como espaço, energia elétrica, etc. Caso seu orçamento esteja apertado, o EAD é uma excelente modalidade. É bom considerar que os professores do presencial são os mesmos do EAD. Além disso, existem outros custos como deslocamento, alimentação e materiais de apoio. Evidentemente, todos esses gastos elevam os custos dos estudantes em relação ao curso, tópico que pode pesar muito nas finanças pessoais e ser decisivo na escolha entre EAD ou presencial.


Networking

Ajuda muito contato com outros alunos, a vida profissional geralmente é iniciada por indicações. Quanto mais contato com seus colegas de turma, mais chances do aluno não ficar desempregado.

As aulas presenciais propiciam a interação com professores e alunos de uma maneira mais direta e uma troca maior de experiências.

Realmente senti falta disso (do calor humano) e de trocar ideias com os colegas de turma.


Qualidade

Como dito anteriormente os professores dos cursos são praticamente os mesmos nas modalidades EAD e Presencial,

veja quem são os professores dos módulos do curso, um professor com vários título, por exemplo, conta muito.

Além de que o MEC já reconhece os cursos EAD e autoriza a emissão de diplomas para esse tipo de ensino em todo o país. No diploma não cita por escrito se a modalidade que o aluno fez o curso é EAD ou presencial.

Lembre-se: Se você encontrar uma faculdade oferecendo mil vantagens, com um precinho camarada, mas sem o reconhecimento do MEC, não caia nessa cilada! Você vai jogar tempo e dinheiro fora.


Afinal qual a melhor modalidade?


A melhor modalidade é aquela que se encaixa no seu dia a dia, como é sua rotina, seus horários, sua situação financeira e suas limitações.

Eu que experimentei as duas modalidades escolhi EAD devido a economia do tempo no meu dia a dia, resido em um bairro distante do centro da cidade e a economia com transporte é enorme. Porém para fazer um network não é recomendável, é mais difícil.

Cada modalidade tem seus prós e contras.


Lembramos que o diploma obtido em um curso superior a distância vale tanto quanto o presencial, sim, desde que a faculdade seja reconhecida pelo MEC.


Consulte se a instituição de ensino ou seu curso são reconhecido/autorizado pelo MEC.

http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas


Comente

Compartilhe com seus amigos


Tchauzinho!







#estudo #mec #modalidade #ead #presencial

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo